14 de ago. de 2009

Mitos e fatos: Sua Rede está pronta para a Telepresença ???


Acho que todos nós já vimos e ouvimos algum video sobre as soluções Cisco de Telepresença. Realmente, é uma tecnologia fascinante ! Poder reunir pessoas das mais diversas localidades em uma única sala e fazer com que estas pessoas se comuniquem "face a face", como se realmente estivessem no mesmo ambiente.
As viagens de negócio não são feitas ao acaso, pesquisas demonstram que 60% da comunicação em um encontro é não-verbal. Os gestos, a linguagem corporal, as expressões faciais e os olhares são uma parte muito importante da comunicação humana.
Entretanto, fico me perguntando se nossas redes estão preparadas para integrar este serviço. Ao contrário do que é pregado pelo pessoal de Marketing da Cisco, Telepresença não é algo tão novo, existem soluções sendo oferecidas há mais de 10 anos , no fundo, trata-se de uma evolução dos serviços de videoconferência e não de um serviço totalmente novo ! (e nossos links não cresceram tanto assim !)
Do ponto de vista técnico, creio que a maior limitação é a largura de banda: os white papers da Cisco sugerem uma banda de 5 a 15 Mbps dedicados para uma Sala de Telepresença (os fatores que influenciam esta necessidade de banda são muitos e vão desde o número de sites envolvidos, o tamanho das telas de plasma e o número de pixels por tela).
Dando uma olhada na linha de produtos Cisco para Telepresença, o que muda de uma série para a outra são o número de salas remotas que podem participar de uma sessão (até 48) e o número de pessoas que podem ocupar estas telas (de 2 a 18 pessoas por tela).
A Cisco não é a única empresa a oferecer este tipo de solução, encontrei material da Polycom (que já oferecia este produto antes da gigante das redes) com soluções que exigem uma banda bem menor.
O grande problema é saber que tipo de imersão consegue-se reduzindo a banda. Transportar som e video de alta qualidade e com o menor consumo de banda possivel me parece ser o maior desafio.
Bem, eu não conheço nenhum case da implantação de telepresença no Brasil, não sei se algum colaborador do Blog tem alguma experiência deste tipo para relatar.

Haja QoS e banda disponivel !!!

Referências:

http://www.cisco.com/web/BR/solucoes/tele_index.html

http://www.cisco.com/web/learning/le3/le2/le41/le79/le53/learning_certification_type_home_extra_level.html

http://pcmag.uol.com.br/blog/?p=103

http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/switches/ps5718/ps708/prod_white_paper0900aecd80655fb2.html

2 comentários:

ClaudeOliver disse...

Muito meia boca as teleconferências que acompanhei, telepresença para mim por enquanto só nas telonas (cinema), rs.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails