22 de jan. de 2010

Cisco constrói primeiro roteador espacial

Essa notícia eu recebi do meu primo Luiz, professor da UNICSUL e especialista em desenvolvimento Java e Banco de Dados. Valeu Luiz!

E o mundo está cada vez mais próximo de Star Wars. Porque deu certo o projeto da Cisco e seu roteador espacial, que permite o tráfego de dados, voz e vídeo entre satélites, sem passagem pela Terra.
O primeiro de uma bateria de testes do roteador espacial operou na nave Intelsat’s IS-14, lançada em novembro, e foi um sucesso.
Antes do roteador, só era possível enviar dados dos satélites para uma base em terra firme via rádio e depois transmiti-los para outros satélites. Agora bases militares podem se comunicar entre si a custos menores e mais rapidamente. A criação faz parte do programa IRIS (Internet e Roteamento no Espaço), que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos leva junto com a Cisco e a Intelsat.
Ainda deve demorar, mas a Cisco tem planos de estender a internet por satélite para usos comerciais. Em quanto tempo não se sabe, mas isso significa transmissão de sinal para lugares do planeta onde não há cobertura 3G. Fantástico: assim a rede cobriria literalmente todos os pontos da Terra.


Creditos: Priscila Jordão. Fonte: http://info.abril.com.br

Um abraço,
Sandro Leite.

Um comentário:

Dan Elvedosa disse...

A Cisco cita isto no Netacademy, no cap. de introdução do mód.2

Bem analisando bem, estamos caminhando para um futuro mais do que nunca conectado, isto faz, com que a vida seja mais dinâmica e não ficar no transito 2 horas para andar 7 km!

Abraços!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails