12 de mai. de 2010

Hacker bom de ouvido ???

Numa das palestras que fiz recentemente no interior de São Paulo sobre Segurança em Redes Wireless, um rapaz me perguntou se era verdade que haviam hackers capazes de descobrir a senha de alguém pelo barulho das teclas !
Isso mesmo ! Como nunca tinha ouvido falar deste tipo de ataque de reconhecimento, fui pesquisar no grande oráculo da Internet (vulgo Google) e olha só o que eu achei:

" SÃO PAULO – O teclado é a mais nova ameaça de segurança dos usuários de computador. Cientistas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, descobriram que a gravação do som do keyboard pode revelar senhas e até textos confidenciais.

Eles fizeram uma pesquisa que revela que em apenas 10 minutos de gravação de áudio do teclado é possível recuperar 96% das informações digitadas. A interpretação é feita por um algoritmo que decifra o som de cada caracter.

Doug Tygar, professor de Ciência da Computação da Universidade de Berkeley, que conduziu o estudo, afirma que a acústica dos teclados tende a ser a mais nova arma dos espiões virtuais para roubar dados dos usuários.

Os especialistas interpretaram textos pelo som acompanhando quantas palavras os usuários digitam por minuto, os intervalos e também fazendo associações com letras próxima uma da outra. Com base nas estatísticas, eles conseguiram até identificar em que momentos o usuário apertou a tecla Caps Lock para digitar letras maiúsculas, decifrando códigos e senhas.

Para fazer o experimento, os cientistas trabalharam com vários tipos de teclados e também estudaram os cliques do mouse. O estudo completo sobre a nova ameaça será apresentado em novembro durante uma conferência sobre segurança, que será realizada na Virginia, nos Estados Unidos.

Segundo Tygar, uma forma simples de se proteger é ligar o rádio ou aumentar de outra maneira o nível de ruído no ambiente. "

Fonte:
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092005/16092005-4.shl
O texto já é antigo, data de 2005, e eu encontrei em inglês a nota da própria Universidade de Berkeley sobre o assunto em:

http://berkeley.edu/news/media/releases/2005/09/14_key.shtml

Só não encontrei nada sobre um indivíduo capaz de hackear a digitação de alguém a "ouvido nú" se me permitem a expressão ! rssss

Moral da estória: "Quem conta um conto sempre aumenta um ponto !!!"

7 comentários:

Unknown disse...

Muito foda essa matéria. Aqui em casa mesmo digitando agora, notei que as teclas tem barulhoes diferentes. Eu não imaginava isso mesmo.

MBORILE disse...

Adilson, veja isto:

http://www.remote-exploit.org/?p=437

;)

Adilson Florentino disse...

Oh Loco Vinicius !!!

Um Sniffer de teclado wireless. Que mais falta inventar hein ?

Muito boa a dica !

MBORILE disse...

Pois eh..mais nada acredito eu rs.

Ricardo Nilsen Moreno disse...

Excelente esse post!

Muito interessante mesmo! Eu já tinha ouvido falar de "ouvido absoluto", que é um termo usado para músicos que tem um ouvido tão sensível que conseguem identificar uma nota musical em qualquer ruído.Eu tive um professor de música que ouvia alguém bater a caneta na corrimão da escada ele saía correndo pro piano pra ver se tinha acertado a nota.

Mas esse de identificar o que o cara está digitando é coisa de louco!

abraço

Dan Elvedosa disse...

Acho que eu e o Ricardo já achamos a solução.
TECLADO TOUCH SCREEN !!!

Genilda de Melo disse...

Parece muito absurdo isso.
Mas se é possível mesmo, aumente o volume! :D

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails