21 de jun. de 2010

NAC versus NAP

Vc sabe quem e o quê está conectado a sua rede ? ??

A Internet é cada vez mais um mundo sem fronteiras e diversos usuários e equipamento externos passam a ter acesso as Redes Corporativas. Autenticar é o bastante ???


Quando se fala em Gerenciamento de Acesso a Rede, duas soluções se destacam hoje: O NAC (Network Admission Control) da Cisco e o NAP (Network Access Protection) da Microsoft.
Para validar o acesso a uma rede baseada na integridade do sistema, uma infra-estrutura de rede deve fornecer as seguintes áreas de funcionalidade:

Validação da política da integridade: Determina se os computadores estão em conformidade com os requisitos de integridade (patches de correção instalado, anti-virus atualizado, etc).

Limitação do acesso à rede: Limita o acesso a computadores em não-conformidade. (por exemplo, pode-se isolar estes equipamentos em uma VLAN de quarentena)

Remediação automática: Fornece atualizações necessárias para permitir que um computador em não-conformidade torne-se concordante. (e então permitir o acesso a rede)

Conformidade contínua: Atualiza automaticamente os computadores em conformidade para que eles se adaptem às contínuas mudanças nos requisitos da política de integridade.

Qual solução é melhor ? Bom, eu creio que a solução da Cisco é mais escalável e completa por focar em elementos de Rede a partir da camada 3 do Modelo OSI enquanto a Microsoft preocupa-se apenas a nivel de Aplicação.



Para saber mais sobre o NAP:
http://www.microsoft.com/brasil/servidores/windowsserver2008/network-access-protection.mspx

Para saber mais sobre o NAC
http://www.cisco.com/en/US/netsol/ns466/networking_solutions_package.html

Leia mais sobre o assunto em:




Este livro nos dá uma visão geral sobre Gerenciamento de Acesso a Rede e aborda, de forma neutra, NAC, NAP e soluções de outros fabricantes. Ideal para aqueles que querem ter um primeiro contato e se familiarizar sobre o assunto



Este livro da Cisco Press vai a fundo no Network Admission Control da Cisco e é recomendado para aqueles que querem seguir na carreira de segurança da Cisco (CCNA Security, CCSP e quem sabe, CCIE Security)



Infelizmente, não consegui estes livros em PDF (alguém ai poderia nos disponibilizar ???)

Grande Abraço !!!


5 comentários:

Bruno Silva disse...

Adilson,

não achei esse livro específicamente, mas achei esse aqui que parece falar bastante sobre o assunto: http://www.cisco.com/en/US/docs/security/nac/appliance/configuration_guide/412/cas/cas412ug.pdf

esse aqui também contém algumas informações e documentos a mais: http://cisco.com/en/US/netsol/ns466/networking_solutions_package.html

abraços!

Adilson Florentino disse...

Opa ! Legal Bruno !

Um PDF com mais de 10 Mb sobre NAC. Agora, só falta encontrar mais material microsoftano de NAP para comparar as 2 soluções.

Valeu !!!

Unknown disse...

Muito bom o conteudo, ainda mais para mim que pretende seguir a carreira de segurança depois do ccnp
abs

MBORILE disse...

Caso ainda haja interesse, segue os links para os books:

[NAP/NAC] http://megaupload.com/?d=JD78AWZJ
[NAC Cisco Press] http://www.filesonic.com/file/22319717/5780.rar

Adilson Florentino disse...

Opa !

Obrigado Vinicius, já baixei os 2 titulos.

Abs,

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails