30 de ago. de 2010

Alterando o MAC Address no Windows XP

Ao contrário do que muita gente acredita, é possível alterar o MAC Address utilizado em máquinas Windows, como o Windows XP, sem nenhuma ferramenta de terceiros.
Na semana passada estava sofrendo com um laboratório em uma das esolas em que trabalho. As máquinas haviam sido clonaddas com Clonezilla e eram cópias fiéis mesmo. O MAC address e o IP eram os mesmos em todas as estações.

É possivel alterar o MAC Address (pelo menos aquele usado pelo Sistema Operacional, é claro que o número original permanecerá o mesmo na ROM da placa de rede)editando-se o registro do Windows ou, simplesmente, o reconfigurando no próprio driver.

Segue abaixo a receita de bolo para alterar o driver:

Clicar com o botão da direita em Meu Computador, depois Gerenciar
Em gerenciador de dispositivos, escolha adaptadores de rede
Botão direito no adaptador de rede desejado - propriedades - avançado
Selecione Network Address
Digite o novo valor do MAC address da placa de rede escolhida conforme a figura abaixo:

Pelo menos este mito da imutabilidade do MAC Address no Windows caiu por terra !

Abs,

2 comentários:

Info-TMN disse...

Nuss...antigo isso mas sempre me salvou quanto tinha Router com segurança de MAC e necessitava de trocar as placas de rede wirelles, sempre mudava os MAC's para não ter muito trabalho.

Unknown disse...

Método fail..
Não é certo que o driver que você utiliza suporta a função. Por exemplo, minha placa wireless não tem essa função de trocar o MAC. Eu já fiz isso editando o registro do windows, mas por esse meio não dá!
Já minha placa ethernet funciona..

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails