13 de ago. de 2010

Ligue seu micro remotamente (wake on lan)


Se a sua placa-mãe suportar, o seu computador poderá ser ligado ao receber um pacote especial (chamado de Magic Packet) via UDP. O pacote deve conter uma sequência de bits predefinida (alguns 0xff) seguida do endereço MAC da sua placa de rede repetida três vezes. Ao reconhecer um pacote com esse formato chegando via protocolo UDP em uma determinada porta (geralmente 7 ou 9), a placa de rede aciona um dispositivo da sua placa-mãe e inicializa o computador. A placa de rede fica meio que hibernando enquanto o computador está desligado, e só responde a esse magic packet.
Ontem um aluno surgiu com esta questão em sala de aula e eu encontrei um artigo muito interessante sobre o assunto em:

http://www.dicas-l.com.br/arquivo/ligue_seu_micro_remotamente__wake_on_lan_.php

Para aqueles que querem fazer o teste com seus PCs, segue o link para download do Fusion, um freeware que pode ser utilizado para explorar esta feature de sua placa-mãe:

http://ultradownloads.uol.com.br/download/Wake-On-LAN/

Have Fun !!!


2 comentários:

MBORILE disse...

Blz, mas quando este pc está atrás de alguns gateways? proxy arp! certo? lembro que passei por uma situação dessa uma vez. Mas já nem lembro mais como terminou. Na época eu não tinha a boa maneira de fazer minhas próprias documentações. =/

Sandro Leite Eduardo disse...

Legal. Apesar de ser antigo este recurso, poucas pessoas o utilizam.
Um cuidado que temos que ter com este recurso é que ele faz com que os LEDs das portas dos switches fiquem acesos mesmo com os micros desligados. Fiquem atentos!
Um abraço,
Sandro Leite.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails