20 de out. de 2010

Calculadora IP e Simulador de Redes Cisco Free


O NetSimk permite simular redes Cisco e possui caracteristicas que o difere dos demais: possui uma Calculadora IP integrada com uma barra deslizante permitindo a visualizacao dos bits de subnets e supernets, alem de gerar erros aleatorios nas configuracoes criadas e muito mais ...

Esta semana estou participando de um evento em Curitiba e estou sem tempo de postar. Esta dica veio do Prof. Luis Carlos Lobato, Coodenador de Cursos da Escola Superior de Redes (ESR).

O Netsimk e usado pelo Prof Lobato para as aulas de introducao a Roteamento IP na ESR. Muito compacto, possui apenas 1,5 Mb e nao precisa ser instalado, apesar de nao ter suporte para EIGRP e OSPF (prometidos para uma nova versao em dezembro/2010), o NetSimk eh muito didatico, permite a digitacao de muitos comandos do IOS e tem um recurso que o Packet Tracer e o GNS3 nao possuem: a capacidade de gerar falhas aleatorias nas configuracoes criadas forcando o aluno a realizar troubleshooting (basta teclar com o botao direito sobre o router ou switch escolhido e definir o numero de falhas).

A calculadora IP disponivel no menu utility tambem tem um diferencial importante, permite deslizar um divisor de bits que mostra o impacto de se utilizar bits das porcoes de rede e host para criar subnets e supernets, exibindo os blocos logo abaixo da regua de bits.

Vale a pena conferir:
http://www.netsimk.com/

Um comentário:

vstrabello disse...

Em linux, tem uma ferramente chamada ipcalc. Eu via bastante esta ferramenta no CentOS das versões 4, se não me engano. Não lembro se esta ferramenta foi removida da instalação deles, mas pode ser usada em outras distros:

http://www.cyberciti.biz/tips/perform-simple-manipulation-of-ip-addresse.html

Abraços!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails