19 de abr. de 2011

Começa a esquentar o Mercado Livre de IPv4


Com a escassez de Endereços IPv4 no mundo, começam a surgir sites dedicados a compra e venda de IPs. Será que o IPv4 vai virar artigo de luxo ???

Após o anúncio do fim dos estoques de endereços IPv4 do IANA e mais recentemente dos estoques do escritório regional da Asia, o APNIC, surgiu um site especializado na compra e venda de endereços IPv4, o TradeIPv4.

Algumas empresas já estão se movimentando para adquirir endereços IPv4 extras e adiar ao máximo a adoção do IPv6, como no recente episódio em que a Microsoft adquiriu a massa falida da Nortel para ficar com o /8 pertencente a empresa.

Teremos um mercado negro de IPs ? Será que não valeria mais a pena para as empresas começarem seus projetos de transição agora do que investirem em soluções paliativas ? Ouço há algum tempo rumores de que Provedores de Acesso já estão investindo em soluções do tipo Large Scale NAT onde o usuário final terá que passar por 2 ou 3 processos de NAT antes de alcançar a Internet com um IP válido, empresas como Cisco e Juniper com certeza não deixarão de oferecer estas features.

E quantos aos grandes latifundiários de IPv4 que adquiriram seus blocos /8 há muito tempo atrás ? Ganharão rios de dinheiro com a especulação ? Teremos que ter um MSIP (Movimento dos sem IP) para lutar pela distribuição justa dos blocos restantes ??? rs rs rs !!!


Um comentário:

Marcos César disse...

Vamos ver como o mercado se comporta e como essa transição global do IPV6 e seus custos estarão influenciando os negócios das empresas ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails