22 de abr. de 2011

Cresce Blogosfera focada em Redes no Brasil


A cada dia surgem novos Blogs com excelente conteudo focado em Certificações, carreira e outros assuntos relacionados a Redes de Computadores no Brasil


Quando comecei a escrever no NetFindersBrasil, praticamente só tinhamos o ccna.com.br focado neste segmento. Bom, o Blog do Marco Filippetti dispensa apresentações, tendo atingido a marca dos 4 milhões de visitantes recentemente e com uma lista de usuários cadastrados que supera os 12.000. Os Mega-Desafios, projetos sociais como o Netwokaridade, o Forum e os cursos on-line dos quais me orgulho de ter participado nos últimos tempos como tutor formam o maior repositório de conteúdo em portugues sobre Redes Cisco do planeta.

Depois tivemos o BrainWork idealizado pelo André Ortega e Cia (o qual tive o prazer de conhecer pessoalmente no Web Security Forum). Sempre admirei o trabalho desta galera, a identidade visual do Blog com a figura de um cerebro e o slogam "As idéias começam aqui" é perfeito. Outra grande sacada é a sessão BrainWork responde, onde os leitores podem postar dúvidas técnicas e há um esquema de pontuação para os que respondem tais dúvidas. Bem bolado !

Dai surgiu o Gustavo Lima e o celebre Coruja de TI,cujo crescimento chega a ser assustador. Já perdi as contas de quantas promoções foram lançadas por lá com a doação de dezenas de livros técnicos. O que mais impressiona é a velocidade de atualização dos posts. Tem dia que o Gustcol posta dois, tres ou mais (e sempre de excelente qualidade).

O mais recente e ousado projeto do Blog foi o evento Web Security Forum, transmitido on-line pelo Olhar Digital, contou com a presença de diversos profissionais da area. Fiquei impressionado no último dia, quando ministrei a Palestra "IOS Trojan - quem é o dono de seu Router" com a quantidade de pessoas que tinham interesse em Roteadores e Switches Cisco, algum incomum num evento mais focado em Segurança.

Mas o que é mais gratificante para mim é encontrar na Internet uma nova geração de Blogs fazendo um excelente trabalho disseminando conhecimento técnico focado em Redes, tais como:

http://www.ticnics.com.br/

Idealizado pelo Edson, o qual também tive o prazer de conhecer no Web Sec Forum. O Blog trás uma série de posts interessantes e uma seção chamada Revistas, onde uma série de publicações on-line gratuitas são divulgadas. O TICNICS tem uma forte atuação via Twitter, que permite que seu conteúdo seja rapidamente distribuido.

http://www.ciscoblog.com.br/blog/wordpress/

Acompanho os posts do Diogo Serrano desde os tempos do "Ah ! Eu sou o Bozo !!!". Parabéns Diogo pelo material de excelente qualidade e pela sua dedicação.

http://estudeccna.com.br
Este é um dos Blogs mais criativos sobre Redes Cisco que eu já encontrei. Questões Diárias, a possibilidade do Leitor escrever posts para publicação, a quantidade de videos, exercicios e outros materiais didaticos disponiveis para consulta são seu grande diferencial. Parabéns galera do estudeccna !!!

Enfim, vou acabar fazendo injustiça se não citar o trabalho de Blogs como LinkState, Next Hop, Diário CCIE, MultiHop e muitos outros !!!

Antes usava como referência em nosso BlogRoll sites americanos, pois haviam poucas opções por aqui. Mas agora, há muito material de qualidade em português sendo produzido diarimente por vcs. Estou atualizando a Lista aqui no site. Confiram !!!

Sei o quanto é dificil e trabalhoso manter material atualizado em seus Blogs. Em alguns momentos até senti vontade de parar pois achava que ninguém lia o que eu escrevia, mas encontrar referências do NEtFinders nos posts de vcs me deu ânimo para continuar a escrever e tenham certeza, o trabalho de vcs não passa desapercebido.

Sucesso !!!

8 comentários:

Diogo Mendes disse...

Olá Adilson!

Realmente a cada dia que passa surgem mais pessoas falando sobre o assunto, e o que é mais importante, com qualidade! Acompanho regularmente todos os blogs citados e realmente são ótimos!

Sinto-me extremamente lisonjeado por você ter citado meu humilde blog :-) Como você bem lembrou comecei a falar sobre redes meio que sem querer em um blog com outro foco e resolvi criar um espaço mais direcionado. Infelizmente não tenho contribuído com frequência, pois estou envolvido em um projeto que me toma muito tempo.

Conheço o trabalho do netfindersbrasil a bastante tempo e sem dúvida é um dos melhores trabalhos sobre redes/TI que conheço! Espero que vocês continuem esse ótimo trabalho por muitos e muitos anos!

Abraços!

rafael_online disse...

Adilson escrevo em nome de todos do Estude CCNA.

Ficamos muito felizes em sermos citados e está fazendo parte dessa lista de ótimos trabalhos.O Netfinders é uma referência para nós assim como todos outros também são.

Estamos um pouco parados, mas iremos continuar com o trabalho buscando cada vez mais material para continuar ajudando mais pessoas a conquistar a certificação.

Abraços!

Edson Soares disse...

Adilson, fiquei mto contente em poder conhecer a ti, a Marcia e o André no fórum, é mto bacana conhecer as pessoas que sempre vemos na internet ;-)


Fico muito feliz pela menção.

Todos mencionados tem feito um excelente, e é mto inspirador ver bons trabalhos sendo produzidos, realmente cuidar de um blog não é mole.

Parabéns ;-)

Abx

André Ortega disse...

Olá Adilson, obrigado pela referencia ao brainwork. É gratificante receber elogios de um dos precursores desta área.
E como bem lembrado por você, há alguns anos nossas referencias eram os blog em inglês, pois quase não achávamos material brasileiro.
Felizmente isso tem mudado.

Anônimo disse...

Belo artigo!

Sei que é complicado colocar todos os blogs, porém essa é mais uma recomendação...

avvid.wordpress.com

Para quem gosta de U.C (Unified Communications) é excelente mesmo!

[ ]'s

Douglas Falsarella disse...

Olá Adilson,

Eu também faço meu trabalho de formiginha no site Imasters desde 2006 :)
abração

Douglas Falsarella

Adilson Florentino disse...

Olá Douglas,

É verdade ! e tem muita coisa sobre Cisco no Imasters também. Estou publicando um video que vc gravou sobre Certificações e Plano de Carreira.

Abs,

Sandro Leite Eduardo disse...

Olá todos!

Belo post Adilson!

Fico muito contente com toda essa repercussão e a evolução deste trabalho. Na verdade alguns de nossos blogs começaram meio que por acaso e nós não sabíamos aonde a coisa ia dar.
Talvez vocês não saibam, mas aí vai a origem do Netfinders.

http://netfindersbrasil.blogspot.com/2008/07/origem.html

Parabéns a todos pelo ótimo trabalho!

Um abraço,
Sandro Leite.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails