31 de mai. de 2011

Servidores Cisco: Eles vieram para ficar ???


Já faz dois anos que a Cisco lançou a série UCS - Unified Computing System, com poderosas Blades para rodar em Datacenters competindo com velhos aliados como a IBM e a HP. Mesmo com a crise que se abate sobre a Gigante das Redes, será que os Servidores Cisco já conquistaram seu lugar ao sol ???

A idéia de lançar um novo sistema que unisse computação, rede, acesso a storage e virtualização em um único sistema coeso foi vista inicialmente como loucura e muito criticada pela imprensa especializada, chegava-se a especular que este seria o principio do fim para a empresa.

Os números divulgados pela Cisco quanto a utilização de Servidores Cisco são muito animadores: Blades Cisco são hoje 10% do mercado mundial e 20% do mercado norte-americano, mas há uma conta que não fecha:

Nos últimos tempos a Cisco ampliou muito suas vendas mas não o seu lucro liquido, o que deixou seus acionistas muito descontentes e provocou mudanças na companhia, conforme vem sendo anunciadas por seu CEO, John Chammbers.

Mesmo sendo um bom produto, os Servidores Cisco continuarão a competir no mercado ? A história da Informática tem inúmeros exemplos de tecnologias que tinham tudo para decolar mas não o fizeram.

A própria IBM deixou de se fabricar hardware para vender serviços, o que a Cisco irá fazer ? Continuar a investir somente em Roteadores & afins, onde ainda é líder mundial, ou manter os investimentos em novos mercados onde ela ainda não é majoritária, como no segmento de Servidores.

Alguém ai já trabalhou com blades Cisco ???

Fonte: Na verdade, quem me "cutucou" com este assunto foi o Leandro da VIVO em BH, o qual conheci na última turma do NIC.BR de IPv6 que ocorreu por lá, mas o link por ele enviado sobre o assunto segue abaixo:

http://blogs.cisco.com/datacenter/cisco-servers-they-said-ucs-would-never-succeed%E2%80%A6/?q4067082=1

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails