23 de jun. de 2011

Surge um novo Emulador de Redes


O Common Open Research Emulator - CORE - é capaz de criar cenários bem realistas e suporta features muito interessantes

Utilizando Free BSD como máquina base e roteamento baseado nos processos do Zebra/Quagga para criar roteadores virtuais, o CORE parece ser uma ferramenta muito interessante para aqueles que querem criar cenários para estudo ou simulações de suas redes.

Mais do que um simples Simulador, o CORE trabalha com Roteadores Virtuais reais e, por usar o Zebra, não precisa de um IOS especifico e nem precisa que se gere um Idle PC o tempo todo como ocorre com o GNS3.

Para aqueles que estão habituados com a CLI dos Routers Cisco, a sintaxe é muito semelhante, o único incoveniente é ter que carregar os módulos de roteamneto OSPF, BGP e outros a parte do Sistema Operacional Base.

Baixei a máquina virtual disponivel para rodar no VMWARE e estou gostando muito. Há uma série de exemplos com redes montadas com cenários de Wireless, iBGP e eBGP, OSPF e muito mais.

Vale a pena conferir:

http://cs.itd.nrl.navy.mil/work/core/

Agora, só falta pessoas da area estudando a ferramenta e desenvolvendo novos cenários.

Alguém ai se habilita ???

Grande Abraço !

5 comentários:

LADO A LADO B DA TECNOLOGIA disse...

como configura no ubuntu ?

Adilson Florentino disse...

Acho que é só instalar os .deb que aparecem no link abaixo:

http://downloads.pf.itd.nrl.navy.mil/core/packages/4.1/linux/

Eu estou usando a VM e portanto não instalei no Linux. Depois nos conte se deu certo !

Abs,

Thiago Correia disse...

Senhores,

Realizei o download da maquina virtual Core e no meu Ubuntu 11.04 utilizei o VirtualBox para abri-lo.

Observacao: Descompactar o arquivo "vcore-4.1.zip" e abrir o VirtualBox com a opçao para criar uma nova maquina virtual e usar a opcao "use existing hard disk" selecionando o arquivo "vcore.vmdk".

Abracos

Flavio Sugii disse...

O nosso grande problema é a emulação de swithes. Você achou algum software que faça isso de forma simples como o GNS faz com roteadores?

Um abraço.

Diogo Mendes disse...

Adilson, estou usando o CORE nos labs do treinamento IPv6 do NIC.br e estou gostando muito!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails