3 de jun. de 2011

Você sabe qual é o tamanho da internet?


Estudo aponta que, a cada hora, o tráfego da internet hoje consome informação que poderia ser armazenada em 7 milhões de DVDs. Em 4 anos, esse número vai quadruplicar.

São Paulo - Ele existe e todo mundo imagina que seja (quase) imensurável, mas, afinal, qual o tamanho do universo da internet? A estimativa é de que, hoje, o tráfego de dados na internet produza por hora informação suficiente para ser contida em 7 milhões de DVDs.

E esse universo atual ainda deve ser expandido quatro vezes mais. É o que divulgou a Cisco, nesta quinta-feira (2), em seu estudo anual Visual Networking Index, com base em dados coletados por provedores de internet.

Em 2015, segundo o estudo, serão 966 exabytes (unidade que corresponde a 1,000,000,000,000,000,000 bytes) de informação consumidos, o equivalente a 28 milhões de DVDs preenchidos por hora.

Para se ter uma ideia da velocidade no aumento do consumo, os dados apontam que somente o aumento do tráfego entre 2014 e 2015 já será maior do que todo a informação que circulou na internet em 2010.

Os usuários serão os grandes responsáveis por esse aumento, com 87% do crescimento na circulação de dados pela internet nos próximos quatros anos, segundo o estudo.

A explosão do tráfego da web acontecerá, principalmente, via vídeos online, além da expansão do wireless.

A demanda por vídeos online saltará para 61% de todo o tráfego de internet, de acordo com a Cisco, comparado com 40% do total usado para vídeos hoje.

Brasileiros com vídeos

O Brasil estará entre os países com maior crescimento no consumo de vídeos pela internet. A projeção é de que, em 2015, 49,6 milhões de brasileiros estarão conectado à internet para consumir vídeos online, contra os 26 milhões de 2010.

O número só fica atrás da China (501 milhões de usuários), Estados Unidos (180 milhões) e Índia (70 milhões). Veja os países com maior quantidade de usuários de vídeos na internet em 2015:



Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/voce-sabe-qual-e-o-tamanho-da-internet

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails