9 de jun. de 2011

World IPv6 Day - Resumo da Ópera


Ontem (08/06/2011) foi realizado o Dia Mundial do IPv6, durante 24 horas vários sites disponibilizaram seu conteúdo em IPv6 para o grande público com o intuito de testar o funcionamento do novo protocolo da Internet.

Ao contrário das previsões apocalípticas de muitos, que profetizaram que grupos hackers iriam se aproveitar do World IPv6 Day para gerar mega-ataques e derrubar boa parte da Internet, o dia trancorreu tranquilamente sem grandes problemas.

O relatório final com os numeros do IPv6 Day no Brasil ainda estão sendo compilados pelo NIC.BR mas já podemos chegar a duas conclusões importantes:

O tráfego IPv6 dobrou de tamanho durante o periodo de testes, apesar dele ainda ser desprezivel se comparado ao trafego IPv4 que ainda representa mais de 99,5% do tráfego mundial.

Os maiores players do mercado que aderiram ao dia de testes (Google, UOL, Terra e outros) tiraram o serviço do ar dos seus sites principais a meia-noite, mas muitas empresas e provedores de pequeno e médio porte mantiveram o IPv6 e pretendem mante-lo no ar, o que pode contribuir para acelerar o processo de adoção do novo protocolo de forma permanente.

Para verificar se a sua conexão com a Internet suporta IPv6 acesse:

http://test-ipv6.com.br/

Para validar o suporte de site a IPv6 utilize:

http://validador.ipv6.br/

Acompanhe novidades sobre o IPv6 Day nas Redes Sociais:

no Twitter:

- usando as hashtags #diadoipv6 e #worldipv6day

no chat:

- sala #ipv6.br da rede Freenode do IRC, ou, via web:
http://www.ipv6.br/bin/cgiirc/irc.cgi

Maiores Informações:
http://idgnow.uol.com.br/blog/circuito/2011/06/08/ipv6-day-trafego-com-novo-protocolo-dobra-durante-o-teste/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails