21 de set. de 2011

Na Internet é possível estar em dois lugares ao mesmo tempo!


Olá todos! Depois do meu último post no dia 22/06, fiquei totalmente ausente do blog... muito corrido com os projetos entre Brasil e África, mas hoje eu volto para falar de algo simples mas interessante. As estatísticas dos blogs, os informativos de origem de acesso e os rastreadores de IP podem apresentar um falso positivo quando se trata de localização geográfica. No oeste africano, em países como Libéria, Guiné, Serra Leoa, etc... um dos únicos meios de acesso à internet é por satélite (VSAT) e as opções de provedores são poucas.
Fato é que eu contratei uma empresa local que ofereceu acesso por meio de um provedor que se conecta ao Reino Unido. Ótimo, mais qualidade e também uma forma de fugir dos provedores que do norte da África, normalmente ligados aos do Oriente Médio. No entanto, ao acessar as estatísticas do NetfindersBrasil, hoje, clicando em Público -> Agora, apareceram 14 acessos do Brasil e 4 do Reino Unido... Mas nenhum da África! Ou seja, meu sinal de internet vai para um satélite que está sobre o oeste da África mas que envia sinal para a base na Inglaterra (http://www.skyvision.net). Ou seja podemos estar recebendo visitas de vários outros países que nunca serão devidamente listados! Por isso, caros leitores internacionais, não deixem de comentar os posts e informar de que país estão acessando. Ok?
É isso, um abraço a todos!
Sandro Leite.

2 comentários:

BsA disse...

Interessante... acho que o sateleti é somente o enlace da conexão.

Sandro Leite Eduardo disse...

Sim, algo como a "última milha", só que neste caso, algumas milhares de milhas... rsrs...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails