18 de jun. de 2012

IPv4 x IPv6 - Quem se preocupa com o esgotamento ?



As vésperas do término dos ultimos blocos IPv4 disponiveis para alocação, todos estão esperando até o último momento pra migrar, ou alguém inventar uma forma de fazer a migração sem gastar dinheiro... Será possivel ???

Se vc é apenas um usuário final e sua necessidade resume-se a digitar www.ositequeeuquero.com.br não há muito com o que se preocupar realmente.

A Internet não irá sofrer um crash, como muitos imaginam e comparam com o bug do Milênio, ela simplesmente poderá parar de crescer, ou crescer num ritmo menor, ou ainda, continuará a crescer como nos dias de hoje, mas vc pode não ter acesso a uma parte desta rede, simplesmente por quê sua operadora ainda não fez ou ainda não terminou esta migração.

Realmente, quem deve fazer a lição de casa são as operadoras, pois, sem trânsito IPv6, não faz muito sentido sua empresa adotar pilha-dupla. Ela ainda enxerga o mundo puramente IPv4, e não vê sentido em gastar tempo e dinheiro com o que não lhe trará um retorno imediato.

Mas as operadoras no Brasil estão se mexendo sim, talvez não na velocidade que deveriam, mas estão. Empresas como TIM e Embratel já implementaram MPLS 6PE/6VPE para atender grandes clientes como a Globo e outras.

Isto é uma solução paliativa, o IPv6 está presente em algumas partes do Core de suas redes e nem todos os serviços estão disponiveis em IPv6, mas já é um começo.

A maioria delas, entretanto, vieram a público e anunciaram datas para prover conectividade IPv6:

Confiram em: http://www.nic.br/imprensa/releases/2011/rl-2011-31.htm

Não há como negar que o que temos de IPv6 em termos de Internet ainda é muito pouco se comparado a Internet IPv4. Em termos de tabela BGP, enquanto temos cerca de 8.000 rotas num BGP IPv6 Full Route temos cerca de 400.000 rotas na tabela BGP IPv4.

As estatísticas do Google com relação ao acesso de seus clientes em IPv6 também demonstram que ainda há muito a ser feito. Confira em:
http://www.google.com.br/ipv6/statistics.html#tab=per-country-ipv6-adoption

OK, e quando vc como profissional de TI irá se preocupar em aprender IPv6 ? Apenas quando começarem a surgir vagas na Catho, Ceviu, Apinfo e sites do gênero pedindo conhecimento em IPv6 ???

Quem conhece redes sabe que não se aprende tudo o que é necessário para atuar com uma dada tecnologia da noite para o dia. Quanto tempo vc demorou para dominar cálculo de sub-redes ? Para tudo há um tempo de maturação e quem sai na frente sempre terá maiores e melhores oportunidades.

Eu acredito que os profissionais que se dedicarem a aprender o funcionamento do novo protocolo da Internet terão um grande diferencial de mercado. O mercado para este profissional inicialmente estará mais focado nas grandes operadoras mas, a partir do momento em que a conectividade IPv6 chegar a maioria das empresas, estas irão precisar de um perfil de profissional que ainda não existe.

Não seja apenas mais um !

Saia na frente !

Aprenda IPv6 !



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails