10 de dez. de 2013

Novo livro de QoS em português


Bibliografia básica para a disciplina de Tópicos Avançados em Redes de Computadores e complementar para as disciplinas de Redes de Computadores, Gestão de Redes de Computadores. Para os cursos de Engenharia de Computação, Telecomunicações e Eletrônica.

Os cursos tradicionais sobre Redes de Computadores abordam, usualmente, os protocolos que compõem a família IP. Estes conhecimentos são bons, e valem para entender a Internet como ela foi criada, quando não se sonhava trafegar voz (VoIP) e vídeo interativos (videoconferência). Com a chegada desses novos serviços, surge o conceito de Qualidade de Serviço (Quality of Service, ou QoS). Para atender a qualidade necessária para o tráfego de serviços referidos, muito exigentes em termos de tempo de resposta e perda de pacotes, várias técnicas foram desenvolvidas, algumas apresentando excelente desempenho. Os cursos, para obtenção de certificação, das empresas fabricantes de switches e roteadores não abordam estas técnicas a não ser nos de nível mais avançado.

Ainda assim, o fazem mais para ensinar os comandos que ativam estas facilidades do que para proporcionar a compreensão do seu funcionamento, do ponto de vista teórico. Considerando as experiências vividas como engenheiro (algumas das quais compartilhadas com o leitor) e como professor universitário, o autor percebeu a necessidade de transmitir estes conhecimentos, sem os quais não se pode dizer que se entende o funcionamento da Internet e o motivo do seu sucesso mundial, atualmente. Estava faltando nas livrarias um livro em português sobre o assunto, de maneira que as pessoas interessadas no assunto tivessem uma fonte onde adquirir os conhecimentos necessários sobre algumas das principais técnicas utilizadas pelas empresas operadoras de backbone IP.

A experiência de Edison como engenheiro de uma grande empresa de telecomunicações brasileira, a nível nacional e internacional, permitiu verificar o acerto de dotar os roteadores com estas técnicas, com importantes melhorias tais como, diminuição significativa de perda de pacotes e redução substancial do atraso no trânsito dos pacotes dentro da rede.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails