13 de ago. de 2014

Estouro da Tabela Global - Sumarizar é Preciso!!!

Tabela Global BGP já está na casa das 500 mil rotas e várias indisponibilidades tem sido sentidas hoje no mundo todo. Como resolver o problema???

Os comentários da Lista Caiu publicados hoje confirmam uma antiga suspeita minha. Há cerca de 2 meses atrás escrevi um post com o tema: Estouro da Tabela Global- Mito ou Verdade? Na época, praticamente todos os profissionais brasileiros que trabalham em Sistemas Autônomos e que comentaram o texto disseram que seus routers comportariam uma tabela maior sem grandes problemas, mas, pelo visto, isto não é uma realidade global.

Acontece que existem muitos Routers antigos (sobretudo Cisco) mantendo Full Route BGP em vários pontos do planeta. Nos Estados Unidos,por exemplo,é muito comum pequenos provedores adquirirem Routers usados no E-Bay. Este hardware legado permite por padrão até 512 mil entradas IPv4 em sua TCAM.

A Solução apontada no site da Cisco: reformatar a TCAM e tirar espaço destinado ao IPv6 para destinar as rotas v4, conforme vemos na figura que ilustra este post.

Isto não parece ser uma solução nada escalável, visto que deixar apenas 8K de espaço para IPv6 para deixar todo o restante da TCAM disponível para IPv4, conforme o documento da própria fabricante sugere, na prática impediria que esta caixa legada possa suportar pilha-dupla v4-v6 já que a tabela BGP IPv6 conta hoje com 20 mil entradas (e tende a crescer cada vez mais com a adoção do novo protocolo da Internet).

A solução encontrada, ou melhor, a solução de contorno encontrada para este problema pelas empresas que sofreram com o estouro da tabela global, foi fazer uma melhor agregação de rotas. Sabe-se que hoje a tabela global BGP poderia ter a metade do tamanho caso todas as empresas seguissem a risca as boas práticas para a agregação de prefixos(propagar rotas que variem de /20 a/24 apenas).

Mais do que nunca, sumarizar é preciso, segundo os estudos do BGPMon, estamos vivendo uma situação de Kill-Switch - toda a vez que a tabela global IPv4 tem um aumento de 15 mil rotas, o estouro ocorre, as empresas esforçam-se para limpara tabela, sumarizando-a e resolvendo de forma temporária a questão.

Um aumento de 15 mil rotas não é muito, especialmente se descentralizado e distribuído por todo o planeta. Nunca foi tão necessário manter o tamanho da tabela global estável.

O estudo do BGPMon acerca do Estouro da Tabela pode ser lido no link abaixo:

http://www.bgpmon.net/what-caused-todays-internet-hiccup/

Já as instruções da Cisco para reformatar a TCAM das Caixas legadas encontra-se em:

http://www.cisco.com/c/en/us/support/docs/switches/catalyst-6500-series-switches/117712-problemsolution-cat6500-00.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails