8 de jul. de 2015

Visita a Level 3 em Fortaleza - Conhecendo as Fibras Submarinas


Na semana passada, apos um curso de IPv6 em Fortaleza, conheci as instalacoes da Level 3 (antiga Global Crossing) na Praia do Futuro, de onde chegam as Fibras Submarinas com os links internacionais para as Operadoras brasileiras.

Foi uma visita para Nerd nenhum botar defeito ! rs rs rs

Eu e minha esposa Marcia tivemos a oportunidade de conhecer a infraestrutura da "Operadora das Operadoras" na ultima sexta-feira, 03/07/15 - no periodo da manha.

Equipamentos de varias geracoes enfileirados num espaco gigantesco - desde antigas interfaces 10 gbps ate novos equipamentos suportando links de 40, 80 e 100 gbps.

Os pontos que mais me chamaram a atencao:

- Juntamente com a fibra submarina corre um cabo de alta tensao (10.000 volts) que alimenta repetidores espalhados no fundo do mar a profundidades de ate 2500 metros.Cada repetidor tem um consumo baixo de energia (34 volts)

- Cada uma das localidades onde se encontram as pontas da Fibra (uma aqui em Fortaleza e outra nos EUA) divide a tarefa de energizar estes repetidores. Se um dos lados cai, o lado remanescente tem autonomia para energizar toda a fibra que percorre distancias continentais, fazendo um anel entre as Americas.

- Ao contrario do que se imagina, o cabo que contem as Fibras Submarinas e bem fino, conforme se observa na foto acima, mas estremamente resistente.

- Mesmo assim, ha incidentes no mar, como um navio jogando uma ancora em cima do Cabo, que o rompe e gera toda uma operacao de guerra em terra para que o reparo seja realizado o mais rapido possivel - os funcionarios varam a noite para localizar o ponto de ruptura, mandar um navio ao local para efetuar o reparo e cuidadosa depositar a fibra novamente no fundo do oceano (baloes acoplados ao cabo vao sendo estourados aos poucos para suavizar a descida).

- Hoje a largura de banda transportada ate as instalacoes da Level 3 em Fortaleza atraves das Fibras Submarinas esta em torno de 1 terabit e meio.

Eu ja havia visto os links internacionais de fibra que saem da costa brasileira neste link em 2013, mas conhecer a infraestrutura de perto e realmente fantastico!

Gostaria de agradecer mais uma vez ao pessoal da Level 3 que nos abriu as portas, aos funcionarios da G4Flex que participaram do curso IPv6 e batalharam para viabilizar nossa ida ao local, e em especial ao Prof. Marcus Fabio, que agendou a visita e nos levou ate o evento.

Espero voltar logo a Fortaleza e reencontra-los!

3 comentários:

Prof. Rodrigo Ronner disse...

Olá Adilson, ótimo post. Você teria o contato com pessoal da level 3? sou professor de redes e gostaria de levar meus alunos para conhecer a infraestrutura.

Adilson Florentino disse...

Ola Rodrigo,

Segue o contato do funcionário da Level 3 que nos recebeu:

Paulo Fernando Braga
paulofernando.dearaujo@level3.com

Boa Sorte !

wsecurity disse...

Amigos, meu irmão é gerente comercial da Level 3 em Fortaleza, quando precisarem visitar as instalações me avisem que converso com ele. bsb.wesley@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails