5 de abr de 2017

Crie uma Tabela Full-Route em seus Laboratórios de BGP



É possível gerar uma tabela BGP com 500.000 rotas BGP para testar filtros, atributos e muito mais!!!

Eu sempre quis fechar uma sessão BGP com um ASN real para poder aprender um Full-Route BGP e utilizar em meus cursos, isto daria um realismo maior, visto que é o que os provedores se deparam no mundo real.

Essa semana, o Bruno Nunes, colaborador aqui do Blog e Instrutor do Curso Unetlab/EVE - Laboratórios Avançados, resolveu esse problema, encontrou um Projeto na Web de uma VM capaz de gerar Full-Route para testes (500.000 rotas - tamanho da tabela BGP em 2011 - quando a VM foi criada).

Hoje a tabela BGP possui cerca de 650.000 rotas IPv4 - mas, como VM dada não se olha os dentes, a tabela produzida é mais que o suficiente para emular o mundo real. Uma pena ainda não suportar IPV6, quem sabe alguém que esteja lendo este post não possa dar uma força nisso! ;)

No laboratório descrito no video acima, o Bruno Nunes criou um cenário com dois Upstreams servindo Full-Route para um ASN Cliente. VAle a pena conferir.

A VM utilizada no lab encontra-se disponível para download aqui.

O NetFindersBrasil oferece um curso de BGP Completo que pode auxilia-lo a montar seus labs de modo a atender suas necessidades:


http://netfindersbrasil.blogspot.com.br/2015/08/bgp-em-modo-gravado-agora-com-4-meses.html


Para aprender como utilizar o Unetlab-EVE e ter acesso a mais de3 190 Gb de imagens dos mais diversos fabricantes, acesse:

http://netfindersbrasil.blogspot.com.br/2017/03/curso-unetlabeve-ng-laboratorios.html


Happy Labbing!!!

2 comentários:

Marcelo Luiz disse...

Legal, pra que não tem acesso a equipamentos em produção já é um exemplo valioso.

MMORAIS disse...

Another nice option here

http://blog.ine.com/2014/05/05/ios-random-ipv4-ipv6-route-generator-in-tcl/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails