23 de jul. de 2017

Cisco End-of-Sale e End-of-Life - Vale a pena Comprar???


O Mercado de Usados para equipamentos Cisco teve uma boa queda nos últimos anos devido ao crescimento dos softwares de Emulação e Simulação de Redes, tais como o GNS3 e o UnetLab-EVE, pois boa parte destas caixas era usada por pessoas interessadas em se preparar para os Exames de Certificação CCNA,CCNP,CCIE e afins.

Além do imenso espaço que ocupam e do aumento considerável na conta de luz, equipamentos usados são um péssimo investimento, tem depreciação rápida, saindo da loja, provavelmente vc não conseguirá vender por um terço daquilo que pagou. Tenho vários amigos que gastaram muita grana importando usados do ebay e que agora não encontram ninguém que queira os equipamentos, "nem de graça!" rs rs rs

Nos últimos tempos, entretanto, vejo alguns Provedores de pequeno e Médio porte correndo atrás de usados na Santa Ifigênia. Procuram roteadores e Switches baratos, capazes de aguentar por mais alguns anos, a precinhos camaradas.

Lembrando que End-of-Sale são equipamentos que já não são mais vendidos, mas ainda tem peças de reposição e suporte, enquanto End-of-Life são caixas totalmente descontinuadas, sem suporte do fabricante, como um saudoso Router Cisco 2500 com interfaces Token-Ring e adaptador de 9 pinos para interface Ethernet de 10 Mbps half-duplex (corre uma lágrima do olho ao lembrar dos velhos tempos...)

Pois bem, em alguns casos, pode até ser vantajoso adquirir um caixa usada para atender algumas necessidades básicas, mas é preciso ter em mente quais são as limitações do hardware legado, em geral relacionadas com a escalabilidade do equipamento.

Para um Provedor Internet, por exemplo, rodar BGP com um velho 3800 ou 3900 é possível, mas esta não é a missão para a qual a caixa foi projetada. Vc não vai conseguir expandir muito a memória RAM, se não for trabalhar com Full-Route mas com uma tabela parcial pode até dar para o gasto. Interfaces 10gb nem pensar!

A Cisco mantém uma Lista de Produtos fora de linha e suas características e limitações, vale a pena consultar se está pensando em adquirir algum equipamento usado do fabricante:

http://www.cisco.com/c/en/us/products/hw/tsd_products_support_end-of-sale_and_end-of-life_products_list.html



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails