25 de fev. de 2018

Lab-LD - conheça a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro



O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) é resultado da meta 16 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - Enccla 2006, que previa a necessidade de “implantar laboratório modelo para a aplicação de soluções de análise tecnológica em grandes volumes de informações e para a difusão de estudos sobre as melhores práticas em hardware, software e a adequação de perfis profissionais”.

O LAB-LD foi instalado em 2007, por intermédio de convênio entre o Ministério da Justiça e o Banco do Brasil, dentro da estrutura do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da atual Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania (SNJ).
A motivação para a criação do LAB-LD surgiu da observação, pelos órgãos participantes da Enccla, de que as investigações de casos de lavagem de dinheiro ou corrupção envolviam quebras de sigilo bancário de inúmeras contas, além de sigilos telefônico e fiscal, abrangendo grandes períodos.

Isso gerava uma grande massa de dados a ser analisada e, muitas vezes, as investigações e análises financeiras eram conduzidas sem a necessária especialização técnica.

Como o projeto deste primeiro LAB-LD foi bem-sucedido, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio do DRCI/SNJ, iniciou em 2009 a replicação do modelo para outros Órgãos Estaduais e Federais. O conjunto destes Laboratórios forma a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-Lab), hoje presente em todos os estados brasileiros.

A REDE-LAB

Instituída pela Portaria SNJ nº 242 de 29 de setembro de 2014, a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (REDE-LAB) é o conjunto de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro instalados no Brasil.

Sua principal característica é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para a análise de dados financeiros, e, também, para a detecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados.

O LAB-LD instalado no Ministério da Justiça e Segurança Pública, no DRCI/SNJ, é o órgão gestor da REDE-LAB, servindo como unidade modelo e, também, definindo as ações de aprimoramento dos demais Laboratórios.

Atualmente, a REDE-LAB conta com 58 unidades, sendo 45 em operação e outras 13 em instalação.

A contribuição da Tecnologia da Informação no Combate a Corrupção no Brasil

A REDE-LAB já contribuiu, desde a sua criação, para a recuperação de cerca de 44 bilhões de reais. O investimento na infraestrutura necessário para manter o projeto ativo representa menos de 1% deste valor. Atuando na Análise de dados, ligações e localização de celulares e muito mais, a Rede tornou possível realizar com muito mais rapidez e precisão o levantamento de Informações necessárias para que a Operação Lava-Jato pudesse se tornar o que é hoje.

Fontes:
www.justica.gov.br/sua-protecao/lavagem-de-dinheiro/LAB-LD

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/01/15/rede-de-laboratorios-investiga-lavagem-de-dinheiro-no-brasil-em-dez-anos-foram-r-44-bilhoes.htm

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails